França invadiu a Alemanha em 1939

quarta-feira, 16 de setembro de 2009



Em Setembro de 1939 o Exército Francês ataca a Alemanha pelo oeste.

A II Guerra Mundial na Europa tinha uma semana quando o afiado exército Francês cruzou a fronteira da Alemanha. Em 7 de Setembro, 1939, o grande temor dos generais Alemães de uma guerra de duas frentes parecia ter sido realizado. Era inconcebível que os Alemães pudessem se opor efetivamente contra o poderoso exército Francês com a Wehrmacht completamente engajada na Polônia.


Enquanto os bombardeiros de mergulho Ju-87 Stuka Alemães despendiam-se em íngremes mergulhos sob os alvos Poloneses, o general Francês Maurice Gamelin dirigiu seu Terceiro, Quarto e Quinto exércitos iniciando a Operação Saar. Os exércitos Franceses marcharam para dentro de Cadenbronn e para as saliências da floresta Wendt, onde a fronteira Alemã furava inconfortavelmente a França. As unidades leves de reconhecimento cruzaram a margem em 7 de Setembro, seguida dois dias depois pelas forças de infantaria pesada e mecanizadas.

Curiosamente, não houve absolutamente nenhuma reação Alemã, e os soldados Franceses ultrapassaram a pé as desguarnecidas posições inimigas. A muito vangloriada Linha Siegfried parecia abandonada. Apesar de seu início agressivo, a sondagem Francesa no Saar desenvolveu-se em um vagaroso passeio no qual os soldados e oficiais Alemães foram capazes de reunir seus pertences e partir com o avanço das legiões de Gamelin. Em outras áreas de qualquer lado da margem da incursão Francesa, os oficiais da alfândega Alemães e Franceses conversavam sob suas barras de madeira das barricadas de estrada com se nada estivesse acontecendo. Apesar da declaração de guerra, as cidades fronteiriças na França continuaram recebendo um ininterrupto suprimento de eletricidade das estações de energia Alemãs. A nova guerra Européia, parecia, ser um lamento distante da horrível matança da I Guerra Mundial, 25 anos antes.

Ao longo das aldeias Alemãs, os poilus acharam curioso os anúncios orientando com mensagens impressas como : [b]"Soldados Franceses, nós não temos nenhuma disputa com vocês. Nós não atiraremos a não ser que vocês comecem."[/b] Ao invés de lançar projéteis de artilharia, os Alemães estacionaram furgões com alto-falantes lançando mensagens de propaganda em direção às linhas Francesas ou erguendo outdoors orientando com mensagens de paz e benevolência.


Porém, os soldados Franceses também receberam saudações letais. Durante sua retirada vagarosa, os Alemães saturaram a fronteira com explosivos. Campos foram minados, portas estavam com armadilhas de bombas e alguns dos sinais do Nacional Socialismo (Nazistas) nas paredes abrigaram explosivos escondidos. A mera insinuação de um obstáculo explosivo era o suficiente para deter o avanço de lesma Francês por dias. Em um caso o General Gamelin pessoalmente ordenou os soldados limpar um caminho através de um campo minado suspeito conduzindo uma manada de porcos através dele. A rápida sucessão de detonações e a carnificina resultante não inspirou os soldados à avançar profundamente no Reich.


Continua...

0 comentários: